TREINAMENTO EM SEGURANÇA DIGITAL PARA JORNALISTAS

 Desenvolver habilidades e boas práticas em segurança digital para jornalistas, orientação sobre melhores ferramentas para comunicação com parceiros, considerando riscos, alternativas e opções. Aumentar a compreensão sobre segurança por meio de práticas, táticas e uso de ferramentas digitais.

 Quando: 27 de abril, sábado, das 9h às 16h30

(intervalo de 1 hora para almoço)

 

Onde: Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Rua Rego Freitas, 454 – 8o. andar (próximo ao metro República)

 

Com quem: Gabriela Nardy, mestranda em antropologia pela Unicamp, pesquisadora sobre feminismos e movimentos sociais e suas relações com as diversas formas de tecnologias. Participa de coletivos hackers, makers e de cultura digital há mais de 10 anos. Atualmente é integrante da MariaLab, coletiva hacker feminista 

 Carla Jancz, formada em Segurança da Informação, trabalha com segurança digital para o terceiro setor e com treinamento em tecnologias livres, cultura maker, redes autônomas, cultura hacker e criptografia. Voluntária no MariaLab, uma coletiva hacker feminista e na Actantes, coletiva que organiza ações diretas pela liberdade na rede. Desenvolvedora da Fuxico, sistema autônomo livre para colaboração e troca de conhecimento fora da internet. 

 

 Valores:

 Associados APJor: R$ 160,00 à vista ou em até  4 parcelas sem acréscimo no boleto bancário

 Demais interessados: R$ 220,00 à vista ou em até 3 parcelas sem acréscimo pelo PagSeguro

 Outras formas de pagamento:

 O PagSeguro oferece opções em mais parcelas, sendo que a partir da 4a., os custos ficam por conta do solicitante.

 Pagamento à vista via depósito bancário no Itaú.

 Converse com a gente para outras formas de pagamento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (11) 99-916-1297 (Vivo e Whats) com Marlene

 Obs.: despesas com almoço e estacionamento são por conta do participante.

 

 Se inscreva aqui

 

Nosso setor de Atendimento fará o contato.

 

 Saiba Mais:

  Introdução

A internet já foi considerada um espaço democrático, onde qualquer pessoa podia publicar suas ideias. Hoje, no entanto, com sua concentração em grandes empresas e o vigilantismo, a liberdade de expressão encontra-se ameaçada. 

A tecnologia tem o potencial de diminuir distâncias, melhorar a qualidade de vida das pessoas e facilitar o trabalho de comunicadores. Ao mesmo tempo, está cercada por interesses econômicos e governamentais, bem como ameaças diversas que nem sempre compreendemos.

 Neste cenário, jornalistas e ativistas que defendem direitos humanos, por exemplo, frequentemente passam a sofrer com a vigilância e as mais diversas manifestações de violência, numa reação das forças conservadoras.

 

Pré-oficina

As facilitadoras da oficina enviarão um breve questionário para identificar o perfil dos participantes e quais suas principais demandas.

 

PROGRAMAÇÃO

 Bloco I (3h)

 Apresentação da equipe;

 Sensibilização sobre a infraestrutura da internet, riscos, dados e metadados, estratégias de vigilantismo e coleta massiva de dados;

 Estratégias gerais de segurança: Senhas, duplo fator de autenticação, contas e serviços

 Almoço

 Bloco II (3h)

 Como funciona a criptografia: estratégias de comunicação segura pela rede e instalação de aplicativo seguro no celular:

 Ferramenta para proteção de senhas;

 Dinâmica de enceramento: caminhos de aprendizagem sobre segurança digital e mapeamento das necessidades dos participantes

 Encerramento da oficina

 

Resultados Esperados

 Aumentar a compreensão dos jornalistas sobre temas básicos de segurança da informação;

 Incentivar o uso de ferramentas e procedimentos de segurança básicos;

 Enviar material posterior para consulta e contínuo aprendizado da equipe

 

Importante:

Caso não seja atingido o número mínimo de alunos para viabilizar o curso, este poderá ser cancelado pela APJor em até 48 horas antes da data. Nessa condição, os inscritos serão reembolsados em 100%.


Desistência do participante:

- até 7 dias antes do curso - 100% do valor pago

- até 2 dias antes do curso - 90% do valor pago

- após o início do curso - não haverá ressarcimento ou poderá ficar como crédito para outra atividade

- após a realização do curso: não haverá ressarcimento ou poderá ficar como crédito para outra atividade.

 

0
0
0
s2smodern