A Associação Profissão Jornalista entrevistou o jornalista Flávio Munhoz, responsável pelo curso sobre redes sociais que a APJor promoverá neste sábado (28/7). Munhoz falou um pouco sobre a importância das redes sociais na atualidade e como se dará a oficina.

Para saber mais ou se inscrever no curso acesse https://bit.ly/2tupkDW

Por que é importante fazer o curso de redes sociais?

As redes sociais já fazem parte da cultura de nossa sociedade, não é um fenômeno passageiro. Quem atua em qualquer área do campo da comunicação precisa entender como elas se relacionam e impactam no seu trabalho e/ou negócio.

O poder de conexão direta, aliado a possibilidade de compartilhamento de mídias, dá ao produtor de conteúdo a capacidade de ser o próprio veículo de informação. Adquirir esse conhecimento é extremamente relevante para enfrentar os desafios de se trabalhar com comunicação nos próximos anos.

Pode dar um exemplo do que os participantes vão aprender?

No curso os participantes terão a oportunidade de aprender quais são as redes mais apropriadas para sua atividade e técnicas de como utilizá-la. No Facebook, por exemplo, terão a oportunidade criar uma fanpage, configurá-la, postar conteúdo e realizar uma Live.

Qual o peso que as redes sociais têm, hoje em dia, no processo de comunicação em sociedade?

Cerca de 40% da população mundial está conectada em redes sociais. No Brasil, a média é maior - cerca 62% dos internautas acessam elas. Isso significa que uma parcela relevante da sociedade se comunica, produz, recebe e compartilha conteúdo advindo das redes. Esse fato tem mudado radicalmente o diálogo de pessoas, empresas e meios de comunicação. Não há possibilidade de um negócio nascer hoje sem se preocupar como será o seu perfil nas redes. O atual processo de comunicação da sociedade passa - de forma relevante - pela redes sociais.

A linguagem nas redes é a mesma nos meios de comunicação tradicionais?

As redes desenvolveram uma linguagem própria. Seja para dar conta do sistemas de busca da internet ou para melhor dialogar com o público, a linguagem das redes é mais próxima do usuário do que a dos meios de comunicação tradicionais. Conhecer essa linguagem é determinante para um bom trabalho nas ações em rede.

0
0
0
s2smodern