Com o fim o incentivo, o DCM diversificou as receitas e se fortaleceu

Quando a presidenta Dilma Rousseff foi derrubada pelo impeachment, muita gente achava que o Diário do Centro do Mundo ia acabar. Site fundado pelo jornalista Paulo Nogueira (falecido em junho de 2017), o DCM recebia verba de publicidade do governo federal que, até então, tinha uma política de incentivo à imprensa alternativa e o grupo que assumiu o governo cortou essa publicidade.

Mas Paulo e o irmão Kiko Nogueira batalharam para manter vivo o projeto. Abriram uma campanha de crowdfunding e conseguiram publicidade de outros governos, por exemplo, de Flavio Dino (PCdoB), do Maranhão. O DCM não só não morreu como se fortaleceu e chegou 36 milhões de visitações/mês, de acordo com dados do Google Analytics. Quem faz esse relato é o jornalista Joaquim de Carvalho, sócio do DCM, lembrando que essa é quase a audiência da Editora 3 e representou um salto de quase 180% comparado com os 13 milhões um ano atrás.

Apesar de seu claro posicionamento à esquerda do espectro político, o perfil dos leitores do DCM, traçado a partir de análise dos cadastrados, é bem variado. “Tem até bolsonarista”, destaca: “Temos um ponto em comum com eles (bolsonaristas): crítica à TV Globo”.

Hoje o site tem uma sede e seis pessoas na equipe, mas por ser internet, a maioria das atividades é realizada em esquema de criação coletiva remota. Em razão do forte crescimento de audiência, o DCM atraiu a parceria da empresa espanhola de mídia programática Marfeel, que cuida do aplicativo mobile e faz a análise de audiência. Em 2015 foi eleito uma das 100 mais importantes startups pela revista especializada Wired. A internet hoje é fato dado, não tem volta, é um campo fértil para novos negócios e o DCM se estabeleceu como um case de sucesso. “Há uma demanda da sociedade por informação independente, a velha mídia é direcionada, editorializada. Temos uma visão de tentar fazer a mesma coisa, mas com ponto de vista diferente”.

Veja abaixo outros textos relacionados a esta matéria:

0
0
0
s2smodern