A Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados realiza audiência pública em 13 de setembro para debater o projeto de lei do deputado Celso Russomano (PRB-SP) criando o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Jornalismo.

 

O PL do deputado Russomano, candidato a prefeito em São Paulo, é de 2008 e tem o número 3.981/08. Participarão da audiência, que ocorrerá às 14h no Plenário 12 da Câmara, Fenaj, ABI e ANJ.

Fred Ghedini conversou por telefone na seta-feira (9 de setembro) com o diretor da Fenaj, José Carlos Torves, a respeito do PL do deputado Russomano. Ambos concordam que é importante que o PL continue sua tramitação, pois isso reabre publicamente o debate que foi interrompido bruscamente em 2004 quando, por acordo de lideranças, um outro PL do próprio Russomano foi arquivado na Câmara.

Na ocasião, o projeto de lei do CFJ, elaborado pela Fenaj, estava apensado ao de Russomano. Como aquele foi arquivado, este nem chegou a ser debatido pelos parlamentares.

O importante é que o debate seja retomado

É bom deixar claro, porém, que o fato de apoiar a tramitação não significa um apoio ao texto do PL. No momento, o importante é que o debate seja retomado publicamente, tanto para que as organizações dos jornalistas e os próprios jornalistas conheçam o que está em questão, assim como que a própria sociedade tome conhecimento.

A análise comum é que um conselho profissional de jornalistas interessa não só aos jornalistas, mas principalmente à própria sociedade pois é o conjunto de cidadãos, organizações e instituições brasileiras que sofrem as consequências do bom ou do mau jornalismo.

Resultado da audiência será um dos temas de reunião em 14 de setembro

O resultado da audiência pública do PL 3.981/2008 será um dos temas debatidos em reunião que o Movimento Jornalistas Pró-Conselho realizará em 14 de setembro, às 19h, no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

 {jcomments on}