A Associação Profissão Jornalista conversou com Mara Ribeiro, da Mara Ribeiro Comunicação e Jornalismo sobre o workshop Imersão Digital para Assessores de Imprensa. A APJor está apoiando o evento, que acontece no próximo sábado (24).

Para saber mais e fazer inscrição acesse o endereço http://bit.ly/workshop-imersao-digital. Qualquer dúvida entre com contato por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou com Marlene, no celular (11) 99916-1297.

APJOR – Por que vale a pena participar do workshop Imersão Digital para Assessores de Imprensa?

Mara Ribeiro – O Workshop Imersão Digital vai desmitificar o marketing digital e revelar as principais ferramentas e estratégias que podem ajudar a alavancar as agências de comunicação. Sem dúvida é a chance de, a partir do conhecimento básico, poder optar em renovar seu modelo de negócio. É essencial e necessário que as assessorias de imprensa transformem seus negócios para aprender ofertar serviços que envolvam Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, SEO, Redes Sociais e possam gerar resultados para seus clientes. O evento vai possibilitar difundir esse conhecimento sobre as práticas do Marketing Digital e revelar para que servem e quando utilizar várias plataformas digitais disponíveis na Internet.

APJOR – O workshop é voltado para iniciantes na área? Ou vale também para profissionais experientes?

Mara – Esse evento é voltado para proprietários de Agências de comunicação, profissional contratado ou assessor de imprensa iniciante ou experiente.Todo o conteúdo foi pensado com ênfase na rotina da Assessoria de Imprensa. É um mundo novo que parece complicado à primeira vista, mas que se descomplica quando você entende o que é cada coisa, para que serve, como aplicar e para que finalidade. Os clientes, o mercado está de olho nesse mundo além das mídias tradicionais para se posicionar visando resultados de imagem e reputação também. Portanto se as assessorias de imprensa não se preparem para também oferecer projetos nessa área e até saber como contratar parceiros eficientes, certamente perderá mercado.

APJOR – O que o marketing digital mudou na comunicação corporativa?

Mara – A comunicação das empresas sempre foi centrada nas mídias impressas, televisivas e no rádio. Com o advento da Internet muitas empresas começaram a pensar nos seus sites de forma institucional. Mas o comportamento do consumidor mudou. Sites institucionais já não tem mais espaço na web. Hoje o consumidor está muito mais exigente e tudo o que vai consumir ele pesquisa na Internet. A ferramenta mais utilizada é o Google. Nela a experiência do consumidor inicia e ele é conduzido a entrar e sair de sites para escolher seus produtos preferidos virtualmente. São nesses sites e nas redes sociais que esses consumidores se relacionam entre si. Se o conteúdo e todo gestão deste site não adotar estratégias digitais que possa promover toda essa comunicação, a comunicação institucional ou empresarial não vai aparecer. As empresas necessitam com urgência de profissionais que dominem o marketing digital para fazer essa gestão de comunicação na Internet. É uma evolução sem dúvida da nossa profissão, que até os dias de hoje, conquistava espaço nas mídias espontâneas para gerar visibilidade para o cliente. Precisamos, como jornalistas, comunicadores estabelecer esse compromisso com resultados ligados a informação corporativa feita com ética e respeito ao consumidor. Sempre.

APJOR – AS ferramentas tradicionais de comunicação perderam importância com o marketing digital?

Mara – Não. A imprensa sempre vai ser uma plataforma para noticiar informações de empresas, corporações, entidades de classe, profissionais liberais e governos que impactam a vida das pessoas. O papel do assessor de imprensa não vai desaparecer, a circulação da notícia nos meios de comunicação, oriundas do mercado corporativo é fundamental para a permanência desses veículos também como fonte segura de informação para seus leitores, ouvintes, telespectadores. As fakes news estão ai, fazendo muito estrago em empresas e governos. Por isso devemos cada vez mais  assessorar empresas para que sejam fontes confiáveis de notícias. Seja no ambiente tradicional ou digital. Você viu o presidente dos EUA demitindo um alto membro do governo pelo twitter? È incrível o impacto dessas ações no mundo atual. Claro que como assessora eu preferiria que ele tivesse feito um comunicado oficial de imprensa, chamado uma coletiva e prestado contas de forma respeitosa ao assunto. Mesmo ele tendo desavenças com o executivo.

APOR – O marketing digital facilitou o trabalho de construção da imagem/reputação da empresa aliada à promoção de seus produtos?

Mara – Sim. O marketing digital veio para mudar tudo que sabemos sobre construção de imagem e reputação. Entende porque não podemos ficar fora dessa arena? Essa é nossa especialidade. Trabalhar imagem e reputação via assessoria de imprensa. Dominando essas ferramentas agregaremos mais valor para a nossa atividade profissional e para os resultados. È um mundo completamente novo, que eu estou muito curiosa em conhecer. Esse sábado será um divisor de águas para a minha atual condição de empreendedora de uma pequena agência.

APJOR – No ambiente das redes sociais, como evitar que o marketing digital incomode os internautas/consumidores, tornando-se um problema para a empresa?

Mara – Assim como atuamos na gestão de crises no mercado tradicional as assessorias de imprensa exercem um papel fundamental nas redes sociais. Já está em uso o SAC 2.0 são ofertas de serviços consolidadas em boa parte das assessorias de imprensa de grande porte. Esses profissionais são capacitados para responder prontamente as demandas de consumidores na tentativa de evitar que a imagem de grandes corporações sejam arranhadas pelos consumidores nas redes sociais. No ambiente digital das redes sociais o papel o Assessor de Imprensa pode ajudar o cliente a respeitar o consumidor. Essa contribuição será dada com o primeiro Workshop Imersão Digital para Assessores de Imprensa. Um evento que nasceu com propósito de contribuir para a categoria para eliminar essa deficiência de conhecimento que pode levar os nossos colegas a perderem mercado. 

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