ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO PROFISSÃO JORNALISTA

APJor - Reunião Aberta de 31 de outubro de 2018 – Principais deliberações.

LOCAL: auditório do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo

PRESENTES: Fred Ghedini (presidente), Caru Schwingel (conselheira), Ralph Peter (associado), Everaldo Gouveia (associado) e Antônio Graça (não-associado)

PAUTA: 1- Conjuntura pós-eleição de Jair Bolsonaro para presidente da República; 2- Calendário/agenda de atividades 2018/2019; 3- Evento de recepção aos convidados da APJor;

 Item 1 - Conjuntura pós-eleição de Jair Bolsonaro para presidente da República: O presidente Fred Ghedini fez uma longa exposição sobre a conjuntura política, focada para a área de jornalismo, com a eleição de Jair Bolsonaro. O presidente eleito tem pontuado suas falas (antes e depois da eleição) com críticas à imprensa e aos profissionais do setor. Capítulo à parte recebeu a Folha de S. Paulo, que após denúncia sobre ação irregular na campanha do candidato, tem sido alvo de duros ataques. O uso intensivo das redes sociais e sua penetração na sociedade estão mudando a forma de as pessoas se informarem, interferindo até mesmo no trabalho jornalístico, já que profissionais estão inclusive sofrendo assédio moral. O uso das redes pelo próprio presidente eleito, que faz delas instrumento de manifestação de forma intensa, no lugar de dar entrevistas aos veículos de comunicação, começa a colocar em xeque o trabalho da imprensa. Após intervenções dos presidentes, foi decidido o seguinte: A- a APJor e a Rede Nacional de Jornalismo Ambiental vão procurar a Federação Nacional dos Jornalistas e propor que ela articule uma reunião com outras entidades da categoria para a formação de uma rede de apoio e proteção ao trabalho dos jornalistas. B- A APJor vai enviar uma carta de solidariedade ao jornal Folha de S. Paulo; C- A APJor vai implementar a criação de um observatório (um dos nomes sugeridos foi ‘De olho na Secom’) que acompanhará o relacionamento do novo governo, a partir de 1 de janeiro, com os jornalistas e veículos que cobrem particularmente as coisas em Brasília, tendo como ponto focal a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (com este ou outro nome que vier a ter). Pensamos que as atitudes discriminatórias já demonstradas por Bolsonaro vão se manter no novo governo. Nosso objetivo é criar um desaguadouro para as manifestações dos colegas que forem atingidos por essa discriminação, assim como as perseguições, ameaças e agressões que vierem a sofrer em seu trabalho cotidiano. Antônio Graça, autor da proposta, se propôs a realizar o principal do trabalho, com a ajuda de Caru Shwingel, dos jornalistas que cobrem o Planalto em Brasília, seus editores em São Paulo e demais praças e os associados da APJor. O trabalho visa reunir também todo tipo de ataque/manifestação negativa que os jornalistas e os meios de comunicação sofrerem por parte do novo governo.

Item 2 - Calendário/agenda de atividades 2018/2019: Foi aprovado um calendário que tem como ponto principal a assembleia geral ordinária para eleição da nova Diretoria e o Conselho Fiscalizador da Gestão da APJor. Segue o calendário: 7 de novembro de 2018 (recepção aos convidados a integrarem o quadro de associados, no Tubaína Bar); 28 de novembro de 2018 (última reunião aberta do ano da diretoria, no auditório do SJSP); 12 de dezembro 2018 (confraternização de fim de ano no Tubaína Bar); 9 de janeiro 2019 (Primeira reunião aberta de 2019); 20 de janeiro 2019 (segunda reunião aberta); 21 de fevereiro 2019 (fim do prazo para convocação da assembleia ordinária de eleição da nova diretoria); 23 de março 2019 (assembleia ordinária dos associados da APJor para eleição da nova diretoria e do Conselho Fiscalizador da Gestão).

Item 3 - Evento de recepção aos convidados da APJor: no dia 7 de novembro, no Tubaína Bar, haverá evento de recepção aos convidados para se associarem à APJor. O evento é aberto.

Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a presente reunião.

 

Esta ata foi redigida por Everaldo Gouveia e revisada por Fred Ghedini, em 02 de novembro de 2018.

 

A.: _______________________________

A.: _______________________________

A.: _______________________________

A.: _______________________________

A.: _______________________________

 

0
0
0
s2smodern