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Presentes os diretores Fred Ghedini e Luciana Juhas, a conselheira Caru Scwingel e o conselheiro Pedro Nastri

A reunião ocorreu na sala de reuniões da Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. O ponto tratado foi Planejamento Estratégico. Ao revermos o material elaborado até aqui, contido em 9 slides do Power Point enviado pelo Ernani Roig (anexado à Ata) verificamos que é importante aprofundar o debate sobre parte das conclusões a que chegamos. Alguns pontos precisam ser mudados. De imediato, decidimos elencar os valores em ordem alfabética (Cooperação, Ética, Honestidade, Justiça, Liberdade, Ouvir, Rigor, Transparência e Valorização da profissão) e que Fred deve escrever uma explicação para o valor “ouvir”. Reafirmamos a importância do que está afirmado na Visão, de que a APJor pretende “ser referência no processo de valorização do exercício do jornalismo”, dando grande destaque para a expressão “ser referência”. No entanto, em vez de ficarmos estacionados num processo de rever trabalhos que já foram realizados, resolvemos inverter a ordem das coisas. Vamos diretamente para as ações a serem realizadas por nós neste ano e no próximo, com uma metodologia que exponho logo a seguir. Cada um dos 12 integrantes da Diretoria Ampliada deve escrever as propostas de ações que julgue importantes para serem iniciadas e/ou realizadas entre o momento atual e dezembro de 2018. O resultado será uma lista de ações a ser enviada a todos os integrantes da Diretoria Ampliada, para ser analisada. Feito isso, na reunião seguinte, definimos de comum acordo quais as ações que efetivamente realizaremos até o final de 2018, estabelecendo – seguindo o que propôs nossa assessoria do Planejamento –

metas, responsáveis, indicadores e instrumentos, para cada ação. Uma vez concluído este processo e fechadas as ações a serem implementadas ou iniciadas no período, revemos os pontos vencidos até aqui, de traz para diante, até fecharmos efetivamente o Planejamento. Provocados pela fala da conselheira Caru Scwingel, sobre a necessidade de identificarmos com clareza os principais problemas existentes no jornalismo brasileiro, Caru e Fred ficaram responsáveis por escrever algo com base no livro “Elementos do Jornalismo – O que os jornalistas devem saber e o público exigir”, feito pela dupla Bill Kovach e Tom Rosenstiel. Trata-se de uma sistematização de inúmeras conversas realizadas com os editores dos principais veículos jornalísticos dos EUA, professores de jornalismo e escritores, no período 1997-2000. O livro foi publicado aqui no Brasil pela Geração Editorial, em 2003. Pedro Nastri responsabilizou-se por colocar em forma de texto os relatos de duas situações que vivenciou e que mostram o despreparo de jornalistas ocupando a função de assessores de imprensa.

 

São Paulo, 22 de março de 2017,

Fred Ghedini, presidente – redator da ata ____________________;

Luciana Juhas – diretora suplente/de comunicação ___________________ .

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